Color Pong

Experiência com CV + Processing

Color Pong foi desenvolvido com o intuito de explorar o potencial do Processing para criar uma experiência, onde a interação é realizada por gestos através da captura e rastreamento de cores.

Este trabalho é parte de um projeto, Do Digitado Ao Digital, onde todos os alunos do curso de Produção Multimídia participaram na publicação do livro, escrevendo artigos e elaborando peças digitais para ilustrar os temas discutidos.

Requisitos mínimos para rodar o jogo:

– Webcam

– Java 1.5

– Quicktime 7

– Plugin de vídeo WinVdig (apenas para Windows).

Como o jogo funciona:

Após executar o jogo, pressione a tecla “ENTER” e aguarde até que apareça a tela de captura da cor.

Pegue um objeto, de preferência pequeno e de cor vibrante que se destaque do ambiente, posicione dentro do quadrado que aparece no centro da tela e digite “1”. Agora pegue outro objeto colorido, cuja a cor seja bem diferente da primeira, posicione dentro do quadrado que aparece no centro da tela e digite “2”.

Caso queria jogar somente com um objeto colorido, o jogador pode optar por apresentar o mesmo objeto duas vezes. Assim este objeto controlará as duas raquetes no Color Pong.

Realizada a captura da cor pressione a tecla “ENTER”, caso tudo esteja ok, ou pressione “R”, para recomeçar a captura.

Ao iniciar o jogo, controle as raquetes movimentando o objeto colorido para cima e para baixo, de forma que o objeto esteja sempre dentro do quadro da webcam.